Fazer registros em um diário pessoal ou “journal” (hábito conhecido como “journaling”, em inglês) é uma ferramenta poderosa que pode ajudar a aguçar seu cérebro e a mente, para que você possa ter mais sucesso, pensar com mais clareza e alcançar seus objetivos.
Trata-se de uma das principais estratégias que contribuem para o sucesso de muitos empreendedores e de grandes realizadores dentro e fora do local de trabalho. Talvez você não tenha certeza de como começar a usar o hábito de registrar coisas num diário ou talvez esteja procurando ideias para usar o diário para aprimorar o cérebro e garantir sua produtividade e felicidade.
Neste artigo veremos 15 ideias importantes para que você aperfeiçoe seu cérebro através do journaling.
1. Defina uma estrutura para o seu diário pessoal
Se a ideia de abrir um diário em branco e tentar descobrir o que escrever para o dia parece assustadora para você, então não tenha medo. Uma das ideias mais simples para evitar que você pense sobre o que escrever em seu diário é criar uma estrutura padrão que funcione bem para você.
Primeiro, pense em qual é o seu objetivo com o registro no diário. É para aumentar sua produtividade? Ser mais criativo? Aliviar o stress?
Saber o motivo pelo qual você faz o registro no diário ajudará você a criar uma estrutura para o seu próprio diário. Você pode criar uma lista de perguntas que deseja responder todos os dias ou listas de ação.
Por exemplo, você pode estruturar seu diário assim:
· Pelo quê eu sou grato hoje? (Dê 5 exemplos significativos)
· Quais são as 3 principais tarefas que preciso realizar hoje?
· Com quais objetivos estou trabalhando atualmente?
· No que eu quero melhorar hoje?
Inspire-se com outras pessoas que fazem diário e comece a implementar a estrutura que funciona melhor para você. Ter uma estrutura definida que você use todos os dias pode tornar o registro em diário mais eficaz e mais fácil de se manter.
2. Use listas de tarefas para hackear sua dopamina
Muitas pessoas usam o diário como uma forma de gerenciar suas tarefas e listas de tarefas. Uma estratégia para hackear seu cérebro e ter ainda mais benefícios na conclusão das tarefas, é riscar as tarefas que você completar com caneta vermelha.
Pode parecer bobo, mas quando o seu cérebro reconhece a tinta vermelha brilhante que atravessa uma tarefa que foi realizada. Isso ajuda a estimular a liberação de dopamina, seu neurotransmissor de recompensa e motivação. A dopamina é o que permite que você sinta a recompensa de realizar uma tarefa, mas também ajudará a aumentar sua motivação, o que pode ajudá-lo a se tornar mais produtivo, focado e motivado a continuar o diário.
3. Escreva apenas uma frase (sério mesmo) em seu journal
Para alguns, a ideia de ter que sentar-se por mais de cinco minutos e escrever um texto longo a a cada vez pode fazer com que o diário pareça mais um dever de casa do que um hábito útil.
Não há regras ou requisitos para registro no diário. Você não precisa de pelo menos 500 palavras com uma introdução, corpo e conclusão (não queremos aqui uma redação de vestibular).
Então, confie na gente: se você quiser, escreva apenas uma frase.
Talvez seja um dia agitado e você simplesmente não tem tempo para se sentar e fazer anotações. Escrever apenas uma ou duas frases pode ajudar seu cérebro a continuar com o hábito de fazer o registro no diário, de modo que o hábito se perpetue. Também pode tirar um pouco de sua pressão de sentir que você tem que escrever mais, só porque é o que você supostamente deveria fazer.
Além disso, permitir-se escrever menos força seu cérebro a focar no que é mais importante. Se você tiver apenas algumas frases para escrever, muito provavelmente você não escreverá sobre o que deseja para o almoço e se concentrará no que é realmente importante naquele momento.
4. Encerre sua entrada com seus principais objetivos (dia, mês, vida)
Uma ótima ideia para começar o seu dia após escrever no diário, é terminar sua entrada com as principais metas ou tarefas que deseja realizar. Normalmente, você escreve suas metas atuais para o dia seguinte, seja para o trabalho, dieta ou condicionamento físico. Isso ajuda a preparar seu cérebro para o dia seguinte.
Você também pode incluir suas metas maiores para o mês, ano ou até mesmo para sua vida. Ao escrever seus objetivos regularmente, você ajuda a orientar seu cérebro e suas decisões na direção de seus objetivos.
É o lembrete constante do que você está trabalhando para que você possa alcançar seus objetivos o mais rápido possível.
5. Termine seu dia com o diário
Muitos novatos no diário têm a impressão de que você precisa registrar algo na primeira hora da manhã. Embora o registro na primeira hora da manhã seja ótimo, não é necessário.
Muitas pessoas optam por fazer um diário à noite como forma de descomprimir a partir do dia e definir o tom do dia seguinte.
Fazer anotações à noite também pode ajudá-lo a desestressar e anotar tudo o que pode estar incomodando desde o início do dia, para que você possa tirá-lo da mente, colocá-lo no papel e ter uma boa noite de sono.
6. Pratique a gratidão
Estudos mostram que praticar a gratidão realmente ajuda seu cérebro a se tornar melhor. Praticar a gratidão ajuda a ativar o hipotálamo, que faz parte do sistema límbico, para ajudá-lo a regular melhor suas emoções, comportamentos e até melhorar sua motivação.
Praticar gratidão logo pela manhã ajuda o cérebro a ganhar uma perspectiva positiva para começar o dia. Isso ajuda o cérebro a procurar o bem durante o dia, em vez de apenas se preparar para o pior.
Essa ideia é incrivelmente simples de implementar. Basta escrever 3-5 coisas pelas quais você é grato. Você pode expressar gratidão pelas pessoas, experiências, circunstâncias, eventos ou bênçãos pelas quais você pode ser grato.
Quanto mais gratidão você puder sentir, melhor, o que significa tentar desenvolver respostas que realmente ressoem com você (a recente promoção de emprego que permite que você e seu cônjuge viajem mais) em vez de encontrar razões genéricas (comida, água, abrigo). Embora você possa ser grato por essas coisas, elas podem não ressoar tão profundamente.
7. Escreva uma coisa positiva que aconteceu no seu dia
Aquilo no que você foca torna-se poderoso em seu cérebro. Por acaso você já teve um bom dia, mas não conseguiu ficar bem pelo único evento ruim que aconteceu naquele mesmo dia? Pois é.
Nosso cérebro é treinado para olhar para o negativo como uma resposta de proteção natural, mas você pode treinar seu cérebro para se concentrar no positivo.
Quando você escreve uma ou mais coisas positivas que aconteceram naquele dia, isso ajuda seu cérebro a reformular o dia de uma forma positiva e realmente ajuda a treinar seu cérebro a se concentrar nos aspectos positivos do seu dia, em vez do negativo.
8. Coloque afirmações no seu diário pessoal
Seus pensamentos podem mudar seu cérebro. Afirmações são uma ferramenta útil para treinar seu cérebro. Afirmações são reforços positivos para empurrar seu cérebro na direção que você deseja.
Você quer ser mais confiante? Você pode escrever uma lista de afirmações como maneira de treinar seu cérebro para acreditar no que você quer acreditar. Aqui estão alguns exemplos de afirmações:
- Estou totalmente confiante e seguro em mim mesmo.
- Estou radiante e com autoconfiança.
- Não deixo que minhas inseguranças me impeçam de alcançar meus objetivos.
Anote algumas afirmações em seu diário para direcionar seu cérebro na direção de suas metas.
9. Reafirme seu propósito e missão
Por que você acordou hoje? Qual é o propósito e a missão do seu dia? Você está trabalhando atualmente para um objetivo específico?
Ser capaz de declarar sua missão e propósito ajudam a estabelecer a intenção para o seu dia à frente, de modo que cada ação e escolha que você faça durante o dia seja direcionada ao seu propósito e missão.
Isso permite que você diga não às atividades que podem estar tirando você do seu objetivo. Depois, você pode se concentrar nas atividades que o manterão alinhado ao seu propósito e missão.
10. Descarregue seu estresse
Todos nós temos eventos difíceis e desafiadores que a vida inevitavelmente lança em nosso caminho. Muitas vezes, temos a tendência de manter esse estresse e ficar pensando muito sobre ele, indo e voltando várias vezes no mesmo tema negativo. Agarrar-se a esse estresse pode afetar não apenas nossa vida profissional, mas também nossa vida pessoal.
O estresse crônico é um dos maiores assassinos da saúde e do desempenho do cérebro. Pesquisas mostram que o estresse crônico ou extremo pode, na verdade, fazer com que o cérebro encolha.
Você já se sentiu menos estressado depois de conversar com alguém sobre os desafios que está enfrentando? Descarregar o estresse em uma página do seu journal é uma estratégia semelhante.
Ao descarregar seu estresse em seu diário pessoal, ele pode ajudar seu cérebro a diminuir o estresse e até mesmo ajudá-lo a ter uma perspectiva diferente do problema.
11. Reflita sobre páginas antigas do seu diário
Se você vem tentando perder peso há vários meses e achou que não tinha os resultados esperados, mas decidiu se pesar e percebeu que realmente perdeu mais peso do que imaginava, consegue perceber a importância de refletir sobre períodos maiores.
A mudança acontece lentamente e muitas vezes não percebemos o quanto realmente crescemos nos meses ou anos que se passaram.
Um aspecto útil do registro no diário é que depois de praticar o hábito por algum tempo, você pode refletir sobre as entradas antigas, revisando páginas anteriores do seu journal em busca da sua evolução.
Refletir sobre entradas de diário antigas dá ao seu cérebro uma visão geral da mudança que ocorreu desde a antiga entrada até agora, o que pode ajudar a motivar seu cérebro a continuar.
12. Use o diário para fazer brainstorm
Você está atualmente se sentindo preso a um problema e não sabe qual será o melhor passo para dar na sequência? O diário pessoal pode ajudar seu cérebro a ter mais clareza sobre a melhor solução.
Ser capaz de expor todos os aspectos do problema em papel pode ajudar seu cérebro a trabalhar melhor o problema para que você possa chegar à melhor solução com mais facilidade do que tentando processar tudo apenas na sua cabeça.
Olhar para o mesmo problema através de uma lente diferente nos dá uma nova imagem que pode ajuda a resolvê-lo. Experimente!
13. Conte uma história
Criatividade é como um músculo – se você não usá-lo, você o perde. Seu cérebro adora a rotina, mas se você fizer a mesma rotina sempre, seu cérebro não mudará.
Em vez de sua rotina normal de registros ser constante, misture-a com contar histórias. Isso treina seu cérebro para se tornar mais criativo, adaptável e mutável.
Escrever uma história ajuda seu cérebro a se libertar da rotina e começar a pensar fora da caixa. Isso pode ajudar a melhorar sua criatividade em outros aspectos de sua vida também, como no trabalho.
14. Revise seus objetivos
Como discutimos anteriormente, muitas pessoas usam o diário como um local para escrever seus objetivos.
À medida em que avançar, você pode usar uma revisão com você mesmo para ver como está em relação aos seus objetivos.
Talvez você perceba que não está tão perto de seu objetivo quanto esperava (ou que está até a frente do que esperava). Abaixo da sua descoberta, anote alguns passos de ação para que você volte ao curso para alcançar seus objetivos.
15. Crie uma visão de futuro clara e atraente
Se você quer ter mais motivação, então ter uma visão clara e atraente de futuro pode te ajudar muito!
Objetivos ou destinos pouco claros raramente são alcançados. Quanto mais clara for a sua visão, mais fácil será para o seu cérebro visualizar e alcançar esse resultado.
Em um mundo perfeito, como será seu futuro ideal? Onde você vai morar? Quanto dinheiro estará ganhando? Que tipo de carro vai dirigir? Para onde e com quem você consegue viajar?
Criar esse futuro atraente é uma ideia divertida para ajudar seu cérebro a se tornar mais motivado para atingir esse objetivo.